top of page

SOBRE NÓS

Florescem em todo território nacional ocupações contra o Projeto de Emenda Constitucional 55 (antiga PEC 241), contra a Medida Provisória do Ensino Médio, contra o Projeto de Lei “Escola Sem Partido” e em defesa da democracia. São mais de trezentas escolas, dezenas de institutos federais e por volta de duzentas universidades ocupadas. Mais uma vez o movimento estudantil não perde o bonde da história e se coloca como protagonista da luta por democracia e por direitos. No dia 31 de outubro, nos unimos à causa após assembleia histórica e ocupamos a Reitoria da UnB, seguido por outros 15 espaços (mapa ao lado).

Uma Universidade filha da utopia concretizável de Darcy e da resistência de seus estudantes e professores ao Golpe de 64 representa uma instituição que já nasceu fazendo contraste à velha ordem, que hoje se mostra tendente a avançar sobre nós. Aos seus 54 anos, a Universidade de Brasília trilhou no coração do Brasil uma história de luta que serviu de inspiração para todo o país, porque, como definiu seu próprio criador há alguns anos, a luta na UnB é a luta do Brasil pelo controle do próprio destino.

O futuro hoje, como na trajetória dessa Universidade, é pintado pelas diversas mãos que a ocupam pela saúde, pela seguridade social e por uma educação pública, gratuita, socialmente referenciada e de qualidade. São estudantes carregados de energia, brilho nos olhos e sonhos que ao ocupar suas salas, seus institutos e departamentos forjam um outro caminho, constroem a possibilidade de existir um outro amanhã onde seus encantamentos possam ser realidade. Somos todos ocupantes, somos milhares de estudantes. Ocupamos e resistimos!

bottom of page